Você é um enófilo ou degustador de vinho e tem um cômodo sobrando na sua casa com baixa incidência de luz solar e que está longe de temperaturas altas? Aproveite esse espaço e construa sua própria adega.
Ter uma adega em casa, além de ser prático, irá possibilitar que você monte o seu acervo pessoal de vinhos. Uma boa adega precisa estar em temperatura entre 10 e 16º C e com umidade ideal.
Com temperatura regulada e uma boa estrutura, você poderá armazenar tantos os vinhos jovens, quanto os apreciados vinhos de guarda.
Para não ter erro, separamos algumas dicas quanto ao local escolhido:
- Baixa incidência de luz solar ou artificial;
- Temperatura amena do local, sem variações ou exposição ao calor;
- Estrutura de armazenamento firme e estável.
Com as características essenciais garantidas, vamos aos tipos de adega:
- Adega Passiva
É aquela adega tradicional. Você seguiu nossas instruções e localizou o cômodo ideal, montou a estrutura e colocou seus vinhos nas prateleiras. Pronto! Sem a intervenção da tecnologia.
Esse é o tipo de adega das tradicionais e charmosas caves francesas.
Ponto de atenção: vivemos em um país tropical, então fique atento à variação da temperatura do cômodo durante o verão. A adega passiva é ideal para locais com climas mais amenos.
- Adega termoelétrica
Para quem não gosta de se arriscar ou não tem um local frio, úmido, escuro e charmoso para armazenar seus vinhos, o jeito é utilizar outros recursos
A adega termoelétrica funciona a partir da troca de calor com o ambiente externo. Vamos explicar: uma placa de cerâmica dentro da adega absorve o calor em seu interior e manda para fora.
Ponto de atenção: as adegas termoelétricas não conseguem controlar o calor de regiões mais quentes.
- Adega com compressor
Se você chegou até aqui e está desanimado porque mora em um local quente e seco, não se desespere. A adega com compressor é a solução para os seus problemas, pois ela é climatizada – como se fosse uma geladeira para vinhos.
Ao contrário da adega termoelétrica, a adega climatizada com compressor não promove a troca de calor, ela injeta ar frio nos compartimentos em que os vinhos estão guardados. Em alguns modelos é possível ajustar a temperatura.
Ponto de atenção: investimento mais alto, um certo barulho e vibração por causa do compressor e o consumo de energia.
Ficou animado? Escolha qual o modelo é ideal para sua casa e venha conversar conosco que te auxiliamos a iniciar a sua coleção. Aproveite e confira nossas dicas para não errar na temperatura de serviço do vinho: https://www.vinicolalegado.com.br/2022/05/31/dicas-para-nao-errar-na-temperatura-ao-servir-o-vinho/!