Os rótulos à base de uvas como Pinot Noir e Merlot proporcionam a sensação de aquecimento e aconchego, que os apreciadores buscam nesta estação
O outono começa no dia 20 de março no Hemisfério Sul e, nesta estação de temperaturas menos elevadas, os vinhos encorpados passam a ser as opções mais procuradas pelos apreciadores de vinhos, seja para serem degustados com petiscos, pratos principais e sobremesas ou mesmo sozinhos. Isso porque os pratos ganham sabores mais fortes e ingredientes mais temperados, que pedem vinhos de mais corpo.
No lugar dos alimentos mais leves, como saladas e frutas, a tendência da estação é a escolha por comidas de sabor um pouco mais marcante e igualmente encorpado. Passamos a consumir mais cremes, caldos e sopas, pizzas, massas, risotos e carnes assadas, grelhadas e ensopadas. E na hora de escolher o vinho, assim como harmonizar, não há certo e errado, depende do paladar de cada um. Mas há preferências comuns.
Geralmente, o usual é relacionar o clima mais ameno aos vinhos de coloração tinta, associados à sensação de aquecimento. Os rótulos produzidos com cortes de Cabernet Sauvignon, Merlot ou Pinot Noir são ótimas pedidas. Como é o Sfizio Pinot Noir, produzido pela Vinícola Legado: um tinto de taninos leves, que combina com dias mais frescos e harmoniza com carnes, massas e bacalhau.
Este rótulo apresenta cor de delicado vermelho rubi. No nariz, predomina a vivacidade e frescor de frutas vermelhas e pretas, como cereja, groselha e cassis, além de um toque de pimenta preta, açúcar mascavo e um leve tostado. É suave, com taninos equilibrados e que proporcionam maciez ao paladar. A sensação é de corpo aquecido e de muito aconchego. Nada melhor para um fim de tarde ou noite fresca de outono!
Os vinhos mais claros, por sua vez, também podem cumprir a função de conforto térmico e aconchego. Os rosés, como o Sfizio Rosé (Merlot e Cabernet Sauvignon), são igualmente indicados para serem degustados em dias menos quentes. Este rótulo, em especial, combina aromas de frutas vermelhas, como morango, framboesa e ameixa. Ele é um vinho leve na boca e une a sensação de acidez e mineralidade com uma certa estrutura, resultando em um vinho equilibrado e prazeroso. Vai muito bem com preparos de carne suína preparada na churrasqueira ou no forno.
Outra sugestão é o rótulo Sfizio Fiano All´antica. Este é uma prova de vinho branco encorpado e uma ótima companhia para os dias e noites de temperaturas amenas e frias. Produzidos em maceração com as cascas, resulta em uma bebida estruturada, com taninos perceptíveis e riqueza de sabores. Muito versátil, cai muito bem com risotos, culinária asiática e temperos mais quentes, como pimenta e curry.
Os rótulos da família Sfizio são exclusividade da Legado e estão disponíveis na própria vinícola, assim como em vários postos de vendas em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Confira aqui onde encontrar.